Blog Desenvolvimento Profissional & Coaching de Carreira | CUIDADO: Exaustão é sinal de que a Sua Carreira pode estar te Levando para o BURACO!

Acompanhe nossas postagens e fique informado
Início » CUIDADO: Exaustão é sinal de que a Sua Carreira pode estar te Levando para o BURACO!

CUIDADO: Exaustão é sinal de que a Sua Carreira pode estar te Levando para o BURACO!

Publicado em 15/05/2017 em Blog Desenvolvimento Profissional & Coaching de Carreira - 1 comentário.

Tem pessoas que acreditam que estão no fundo do poço; mas é preciso ter cuidado porque é possível cavar ainda mais fundo”. – anônimo.

É preciso estar ALERTA para uma questão: Se você ultimamente tem sentido um cansaço extremo, ansiedade, enxaqueca, saiba que isso pode evoluir para um total esgotamento. E se você quer saber como se livrar, ou ao menos minimizar esses sintomas evitando que esse estágio de alerta evolua para algo ainda pior, leia esse artigo até o final, porque eu pretendo te dar 4 passos que te ajudarão a resolver o problema, além de outras dicas úteis sobre o assunto. Então vamos lá!

No momento em que vivemos, com a quantidade de mudanças, informações, responsabilidades, exigências, e tudo o que a tecnologia é capaz de potencializar, é comum encontrarmos pessoas cada dia mais próximas da EXAUSTÃO Mental e Física.

E a permanência nesse estado pode causar grandes problemas futuros para o indivíduo, e o alerta é que muitos estão considerando viver dessa maneira como um caminho natural, ainda mais quando se fala da questão profissional. Já que a “selva corporativa” exige “soldados preparados”.

Com relação a esse fato, temos dois problemas principais:

1º – Acreditar que viver nessa rotina é normal.

2º – Acreditar que não é possível ter sucesso sem viver essa rotina.

 

Para quem está no mercado de trabalho, a ponte para a exaustão parece estar sendo construída cada vez mais rápido.

Isso porque hoje se é exigido cada vez mais a competência da Inteligência Emocional e isso acaba gerando um contrapeso na balança entre Exigências X Inteligência Emocional. Não é verdade?

E o que tem acontecido é que cada vez que alguém eleva o seu nível de Resiliência e Inteligência Emocional, uma carga maior e mais pesada de exigências é colocada do outro lado da balança “um contrapeso”, e isso parece não ter fim!

Bem, o fim pode ser Você entrando em um Estado de Stress!

Veja as 3 (três), fases de evolução do stress, que foi publicado inclusive pelo governo.

Perceba para onde o problema de “acreditar que viver nessa rotina é normal” está te levando!

Para que você comece a se livre desses sentimentos você precisa implementar esses 4 passos:

1: Identificar –  Você precisa nos momentos em que sentir-se ansioso; com enxaqueca e sobrecarregado, refletir sobre o que aconteceu que te fez sentir-se assim.

2: Anotar –  Você deve fazer duas anotações a) anotar os motivos que alteraram seu estado emocional b) anotar as frequências destes estados emocionais.

3: Classificar –  Você deve classificar a intensidade desses acontecimentos. Use uma classificação de 0 a 5; sendo que 5 é muito intenso e 0 é bem leve.

Resultados: após efetuar esses 3 primeiros passos, você vai ter uma clara visão a respeito dos motivos e as frequências que tem criado a sua “ponte emocional para o stress”, e pode ir para o próximo passo.

4: Agir –  Nesse ponto, você deve agir para eliminar os “agentes estressores”. Aqui você deve elaborar estratégias para combater o inimigo. Pense no que você pode fazer, ou deixar de fazer para eliminar ou minimizar o que vem te causando problemas.

Quando você chegar nessa fase e tiver dúvidas com relação a estratégia, deixe aqui o seu comentário que eu me comprometo em te ajudar e tenho certeza que outras pessoas que lerem o artigo e a sua dúvida podem ajudar também. Por isso, é importante compartilhar esse artigo com outras pessoas, porque essa é uma ação que você pode tomar agora e além de tudo, contribuir para que outros tenham o mesmo benefício que você.

Antes de finalizarmos, eu gostaria de deixar um pensamento para você: “muitas vezes o motivo deste estado emocional de cansaço extremo, ansiedade, enxaqueca, sensação de estar sobrecarregado, irritabilidade, vontade de não ir trabalhar, pode estar ligado a escolha errada da carreira, emprego, profissão e/ou ocupação. Pense Nisso!”

E LEMBRE-SE: E é possível sim ter sucesso sem viver essa rotina de completo stress. Inscreva-se agora, cadastrando o seu e-mail na newsletter “CONTEÚDO VIP” para receber os meus próximos artigos, onde eu vou trazer dicas de carreira para quem deseja ser bem sucedido, sentir-se valorizado e ser feliz na carreira.

RECEBA O CONTEÚDO VIP:

http://alexsandrocoach.com.br/listavip/

Por Alex Sandro

  1. Alex Sandro disse:

    Olá! Implementou os 4 passos para se livrar da entrar na exaustão? Comente aqui com a gente 🙂

FECHAR (X)
X