Blog Desenvolvimento Profissional & Coaching de Carreira | TALENTO: O que é Preciso para ter sucesso?

Acompanhe nossas postagens e fique informado
Início » TALENTO: O que é Preciso para ter sucesso?

TALENTO: O que é Preciso para ter sucesso?

Publicado em 10/04/2017 em Blog Desenvolvimento Profissional & Coaching de Carreira - nenhum comentário.

Você tem talento e isso é inquestionável, mas será que somente ter talento é o suficiente para se ter sucesso?

Talento não é Tudo!

Antes de tudo, vamos dar uma passada pela história mitológica sobre a criação do Homem: O Mito de Prometeu. Conta-se que tudo começou com o titã Epimeteu quando este criou todos os seres da Terra e a cada um atribuiu uma característica específica da espécie, ficando a cardo do seu irmão Prometeu criar um ser a imagem e semelhança dos deuses. Para estes o titã dotou-os de todos os talentos dos quais dispunha, inclusive chegou a roubar o fogo e entregar aos homens que à partir deste momento tornou-se o ser dominante sobre a terra. Pensando na mitologia ou não, fato é que todos nós temos talentos naturais. E precisamos saber como é possível identificá-los.

Para que você tenha consciência de quais são os seus talentos, pense em coisas que você tem habilidade natural, coisas que nem mesmo precisou estudar para fazer razoavelmente bem, e muitas vezes até acima da média. Outra forma de identificar é pensar “para que as pessoas pedem a sua ajuda?”. Em grande parte é um pouco difícil relacionar todos os seus talentos por serem coisas tão naturais que não percebemos que temos tamanha habilidade e facilidade com certas coisas, já que não tivemos que nos esforçar para adquirirmos estas habilidades.

Agora, se todos nós temos talentos, qual é o motivo de nem todos termos sucesso?

Acontece que muitas vezes somos orientados e conduzidos a trabalharmos nossas deficiências, ou seja: nossos pontos fracos. O que acaba nos levando a desperdiçarmos nossos melhores talentos não podendo utilizá-los no seu Máximo Potencial.

Em seu livro “Talento não é tudo”, John C. Maxwell fala que nós conseguimos elevar nossas habilidades em no máximo 2 (dois), pontos em uma escala de 1 a 10. Sendo assim, caso você tenha um habilidade em algo que não é seu ponto forte, vai poder no máximo estar perto da média. Entenda que se é algo que não é um dom natural em você, sua nota estará no máximo entre 3 e 4, aplicando-se a possibilidade de elevá-la até 2 ponto a mais na escala, você teria no máximo a habilidade em 6. Agora pense se você trabalhar alguma habilidade natural que esteja nesta escala em 7. Você chegaria a 9. Imagina o alto potencial desta habilidade desenvolvida em você?

Quando penso a respeito disso, lembro-me de pessoas como Pelé, Airton Senna e Michelangelo, apenas para citar alguns. Eu não tenho dúvidas que esses e muitos outros que se destacaram pela sua obra, fortaleceram seus talentos naturais e puderam alcançar grandes resultados.

No fim, se ficarmos trabalhando nossos pontos fracos, o máximo que conseguiremos é ficarmos na média. Portanto, cabe a você escolher que tipo de resultado deseja ter, Médios ou Extraordinários!

Processos de Coaching são excelentes para ajudar a identificar esses talentos, e a realizar planos de ação para fortalece-los.
Ouse, identifique seus talentos e ouse na construção da sua melhor versão.

Crie sucesso em sua vida!
Alex Sandro

Um Bônus para você:

Assista agora ao vídeo onde eu falo um pouco mais sobre como você pode identificar e trabalhar os seus talentos e inscreva-se no canal para receber os vídeos com dicas, técnicas, ferramentas e insights que te ajudam a buscar o próximo nível na sua vida pessoal e profissional.

Vídeo: A Universidade do Sucesso: Lição BÔNUS | Alex Sandro Coach | 253/365

Comentários

FECHAR (X)
X